Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1607 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Falésia do Rio da Prata

Ampliar imagem Falésia do Rio da Prata
Falésia do Rio da Prata - Setor Esquerdo.
Fotodiagrama Rodolfo Campos
Ampliar imagem Falésia do Rio da Prata
Falésia do Rio da Prata - Setor Centro-Esquerdo.
Fotodiagrama Rodolfo Campos
Falésia do Rio da Prata
Cadastrada por: André Ilha, em 18-12-2022 às 17:52
Descrição: Interessante parede de pequena altura, porém muito comprida, situada no Vale do Rio da Prata, em Campo Grande. Voltada para noroeste, ela fica na extremidade da Serra de Bangu, no começo da crista que leva à Pedra do Ponto. O melhor acesso às vias é por cima, rapelando das paradas duplas com grampos no topo. As escaladas lá sempre terminam com um delicioso mergulho em um dos diversos poços do Rio da Prata, que fica bem próximo.
Como chegar à base: Para o SETOR DIREITO, na localidade do Rio da Prata, em Campo Grande, siga até o final da Rua Soldado Antônio da Silveira e estacione próximo ao Bar do Zezinho, um local bastante conhecido na região, que lota nos finais de semana, especialmente no verão, por estar bem próximo aos primeiros poços do Rio da Prata. A parte final da rua é de terra e bem esburacada. Suba a íngreme rampa com piso de cimento à direita do bar e continue em frente por um caminho largo e plano. Pouco antes de uma pequena ponte de cimento, pegue uma trilha ascendente à direita e siga por ela até o Rio da Prata, logo depois de um bambuzal. Cruze o rio nesse ponto e continue pela bem marcada trilha que sobe o vale, acompanhando o leito do rio à direita. Após passar por um descampado, a trilha volta a entrar na mata, e, depois de nove voltas ascendentes, ela fica plana, logo após uma parede à esquerda (na verdade, a parte de trás da Falésia do Rio da Prata). Fique então atento para deixá-la e seguir por uma íngreme picada à esquerda, que levará ao amplo topo da falésia, que é rochoso naquele ponto e de onde se tem uma vista fantástica da região. Para acessar "Rio da Prata", desça um pouco para a esquerda e procure a parada dupla para rapel.

Para o SETOR CENTRO-ESQUERDO, uma vez no topo da falésia, dobre à direita e suba a encosta com capim por caminhos de cavalo, tendendo para a esquerda, até chegar ao afloramento onde está a parada dupla que dá acesso a todas as vias do setor. Para o SETOR ESQUERDO, continue a subir a encosta íngreme, em direção a uma árvore destacada, e quando o caminho ficar plano, prossiga até a parede da falésia, à esquerda e abaixo, acabar. Então desça andando pela encosta íngreme até a base, e retorne até o início de "A Terceira Onda" e "Ora-Pro-Nóbis" e, logo à direita, "Homo Demens". Uma opção bem melhor é chegar ao topo de "A Terceira Onda", onde há uma parada dupla com grampos, e rapelar até o chão. O problema, nesse caso, é acertar o ponto certo da parada, que não é visível de cima.
Fonte: Guia de escaladas da vertente norte do Parque Estadual da Pedra Branca - André Ilha, 2022 (www.femerj.org/wp-content/uploads/Guia-de-escaladas-da-vertente-norte-do-Parque-Estadual-da-Pedra-Branca-1-edicao-versao-final-2022.pdf)
Coordenadas: -22.91761881093591,-43.492292971745435
Encontrou algo errado? Clique aqui